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EXERC: CONCORDÂNCIA VERBAL / REALISMO / ESCANSÃO
EXERC: CONCORDÂNCIA VERBAL / REALISMO / ESCANSÃO

PROPOSIÇÕES SOBRE: CONCORDÂNCIA VERBAL / REALISMO / ESCANSÃO

 

1. Lamentei que estivesse a dormir”.  No trecho os verbos destacados estão, respectivamente no:

 

  1. Pretérito imperfeito do indicativo e perfeito do subjuntivo.
  2. Pretérito perfeito do indicativo e imperfeito do subjuntivo.
  3. Pretérito perfeito do subjuntivo e imperfeito do indicativo. 
  4. Pretérito imperfeito do subjuntivo e perfeito do indicativo. 
  5. Nenhuma das opções.

 

2. Podemos afirmar que o verso “ e ser céu... ser tudo, enfim!” possui a seguinte característica.

 

  1. É um heptassílabo ou redondilha maior após a sua escansão.
  2. É um hendecassílabo após a sua escansão.
  3. É um eneassílabo após a sua escansão.
  4. É um alexandrino após a sua escansão.
  5. É um decassílabo ou heroico após a sua escansão.

 

3. Marque o único tempo verbal incorretamente identificado:

 

  1. “Deus fez abismos para que o homem compreendesse as montanhas”. (Pret. Imperfeito do subjuntivo).
  2. “Se acompanhares o curso das nuvens, entenderás como é vã a hipocrisia.” ( Futuro do subjuntivo).
  3. “Só  a noite  ensinou-me  que há luz na minha lâmpada.” (Pret. Perfeito do Indicativo).
  4. “Em meu coração pequenino, cabem todos os seres que já nasceram.” (Presente do Indicativo).
  5. “Não tenho compreendido tanta violência, tanta desumanidade...” (Pretérito perfeito do subjuntivo).

 

 

4. Vilela, Camilo, Rita são os protagonistas do conto de Machado de Assis;

 

 

  1. Entre santos   
  2. O enfermeiro
  3. Uns braços
  4. A cartomante
  5. Adão e Eva

 

 

 

5.  Farejando apresenta em sua estrutura:

 

a) radical farej - vogal temática a - tema fareja - desinência ndo;

b) radical far - tema farej - vogal temática e - desinência ndo;

c) radical fareja - vogal temática a - sufixo ndo;

d) tema farej - radical fareja - sufixo ndo.

 

6. Dado o trecho: “Ele passava1-os [os domingos] todos ali no quarto ou à janela, ou 2relendo um dos três folhetos que 3trouxera consigo, contos de outros tempos, 4comprados a tostão, debaixo do passadiço do Largo do Paço...” Podemos afirmar que o trecho em destaque e o verbos numerados.

 

  1. São da à obra machadiana “Uns braços”. E os tempos verbais são: Pretérito Imperfeito do Indicativo; gerúndio; Pretérito Perfeito do Indicativo; Particípio.

 

  1. São da à obra machadiana obra machadiana “Entre Santos”. E os tempos verbais são: Pretérito Perfeito do Indicativo; gerúndio; Pretérito imperfeito do Indicativo; Particípio.

 

  1. As opções A e B estão erradas.

 

  1. São da à obra machadiana “A cartomante”, sendo Vilela e não Inácio. E os tempos verbais são: Pretérito Imperfeito do Indicativo; gerúndio; Pretérito Perfeito do Indicativo; Particípio.

 

  1. Nenhuma das opções.

 

 

7. O capelão na igreja de São Francisco de Paula pôde surpreender, numa noite, o diálogo entre santos que durante o dia eram estátuas no templo, mas a noite discutiam o caráter humano, deslindado nas pessoas que vinham rezar diante deles. Os santos autores dos comentários mais ácidos em relação ao gênero humano eram:

 

 

  1. São José e São Francisco de Paula.
  2. São Miguel e São João Batista.
  3. São José e São Miguel.
  4. São João Batista e São Francisco de Sales.
  5. São João Batista e São Francisco de Paula.

 

 

 8. (FEB) “Ele ___________ o carro a tempo, mas não ____________ a irritação e ___________ - se com o outro motorista”.
 
a) freou – conteve – desaveio
b) freiou – conteu – desaveu
c) freou – conteve – desaviu
d) freiou – conteve – desaveio
e) N. D. A.


9. Se ao menos ele __________ a confusão que aquilo ia dar! Mas não pensou, não se __________, e __________ na briga que não era sua.

 

a) prevesse - continha - interveio
b) previsse - conteve - interveio
c) prevesse - continha - interviu
d) previsse - conteve - interviu

 

 

10. Podemos afirmar que o verso “Amor, que o gesto humano na alma escreve” possui a seguinte característica.

 

  1. É um heptassílabo ou redondilha maior após a sua escansão.
  2. É um hendecassílabo após a sua escansão.
  3. É um eneassílabo após a sua escansão.
  4. É um alexandrino após a sua escansão.
  5. É um decassílabo ou heroico após a sua escansão.

 

 

11. __________ mesmo que és capaz de vencer; __________ e não __________ .

 

 

 

a) Mostra a ti - decide-te – desanimes
b) Mostre a ti - decida-te - desanimes

c) Mostra a ti - decida-te - desanimes
d) Mostra a ti - decide-te - desanime

 

12.  “Memórias de um sargento de Milícia” /  “A escrava Isaura” / “ Inocência” são obras dos respectivos autores:

a. Bernardo Guimarães /  José de Alencar / Visconde de Taunay.

b. Joaquim Manoel de Macedo. / Manuel Antonio de Almeida / Bernardo Guimarães.

c.  Visconde de Taunay. / Manuel Antonio de Almeida / José de Alencar.

d. Franklin Távora / Visconde de Taunay / Manuel Antonio de Almeida

e. Manuel Antonio de Almeida / Bernardo Guimarães / Visconde de Taunay.

 

13. O grande revolucionário que fixou e ampliou os modelos de romance romântico brasileiro foi:

 

a. Joaquim Manoel de Macedo.

b. Teixeira e Sousa.

c.  José de Alencar.

d. Visconde de Taunay

e. Nenhum dos romancistas.

 

 

 

14. A obra que marca a história do romance brasileiro de acordo com a crítica é:

 

a. A moreninha de Joaquim Manoel de Macedo.

b. O filho do pescador de Teixeira e Sousa.

c. As duas órfãs de Joaquim Norberto.

d. Canção do exílio de Gonçalves Dias.

e. Nenhuma das obras

 

15. Se __________ a interferência do Ministro nos programas de televisão e se ele __________, não ocorreriam certos abusos.

a) requerêssemos - interviesse
b) requiséssemos - interviesse
c) requerêssemos - intervisse
d) requizéssemos - interviesse

16. Se o __________ por perto, __________; ele __________ o esforço construtivo de qualquer pessoa.

a) veres - precavenha-se - obstrue
b) vires - precavém-te - obstrui
c) veres - acautela-te - obstrui
d) vires - acautela-te - obstrui

17. Se todas as pessoas __________ boas relações e __________ as amizades, viveriam mais felizes.

a) mantivessem - refizessem
b) mantivessem - refazessem
c) mantiverem - refizerem
d) mantessem - refizessem

18. __________ graves problemas que o __________, durante vários anos, no porto, e impediram que __________ , em tempo devido, sua promoção.

 

a) sobreviram - deteram - requeresse
b) sobreviram - detiveram - requisesse
c) sobrevieram - detiveram - requisesse
d) sobrevieram - detiveram - requeresse

 

19. No verso: “Tantos gritos roucos” temos:

 

  1. 6 sílabas gramaticais e 4 poéticas, com uma redondilha maior.
  2. 5 sílabas gramaticais e 4 poéticas, com uma redondilha menor.
  3. 6 sílabas gramaticais e 5 poéticas, com uma redondilha maior.
  4. 5 sílabas gramaticais e 5 poéticas, com uma redondilha menor.
  5. 6 sílabas gramaticais e 5 poéticas, com uma redondilha menor.

 

 

20. Se ao menos ele __________ a confusão que aquilo ia dar! Mas não pensou, não se __________, e __________ na briga que não era sua.

 

a) prevesse - continha - interveio
b) previsse - conteve - interveio
c) prevesse - continha - interviu
d) previsse - conteve - interviu

 

 

21. Sobre os contos machadianos análise as proposições e marque um “X” para V ou F conforme a sua opção de resposta, sendo está verdadeira ou falsa.

V

F

PROPOSIÇÕES

 

 

O conto Entre Santos, de Machado de Assis, trata-se de uma narrativa dentro de outra narrativa, que em determinado momento dá caminho para mais outra.

 

 

“mas não há de ser mais interessante que a adúltera que aqui veio hoje prostrar-se a meus pés. Vinha pedir-me que lhe limpasse o coração da lepra da luxúria.” Essa fala pertence a São José no diálogo entre santos.

 

 

A proposta da conversa dos santos era discutir o caráter humano, deslindado nas pessoas que vinham rezar diante deles.

 

 

S. João Batista e S. Francisco de Paula eram os autores dos comentários mais ácidos em relação ao gênero humano.

 

 

A adúltera que vinha pedir ajuda para se afastar de tal relacionamento, mas que, enquanto orava, rememorava momentos ardorosos, pedia perdão e ia embora.

 

 

Sales é o personagem que a mulher está de cama, doente de uma erisipela na perna esquerda. Há cinco dias vive aflito porque o mal agrava-se e a ciência não responde pela cura.

 

 

Em a cartomante Machado de Assis crítica humorada e irônica das situações humanas, das relações entre os personagens e seus padrões de comportamento.

 

 

A narrativa da Cartomante não permite que o narrador estabeleça com o leitor uma conversa,para que esse se transforme em cúmplice e participante do enredo.

 

 

A Cartomante é narrada em primeira pessoa.

 

 

Em A Cartomante a trama gire em torno de 4 personagens principais Vilela, Camilo, Rita e a cartomante, existem outros personagens que não participam diretamente na trama, mas suas participações são determinantes no enredo da história.

 

 

A morte da mãe de Vilela, que é uma personagem secundária tem papel fundamental no envolvimento amoroso dos personagens Camilo e Rita.

 

 

Os amigos de infância Camilo e Vilela, depois de longos anos de distância, reencontram-se. Camilo casara-se com Rita, que mais tarde seria apresentada ao amigo. O resto é paixão, traição, adultério.

 

 

Rita, dotada de espírito ingênuo, havia consultado uma cartomante, achando que seu amante, Camilo, deixara de amá-la, já que não visitava mais sua casa.

 

 

A leitura da paixão em Uns braços nos conduz a uma atmosfera de romance, que, ao término da trama se dissolve, o que não fica evidente no relato é a oposição entre a fantasia e a realidade.

 

 

O Uns braços conto privilegia o cenário doméstico da família burguesa, na segunda metade do século XIX.

 

 

Em uma análise psicológica do papel da mulher podemos afirmar que no conto Uns braços se evidencia na exploração do conflito vivido por D. Severina.

 

 

O fato de não se poder definir D. Severina como sendo bonita ou feia, os cabelos presos, o lenço escuro e a ausência de adornos apontam para a sexualidade reprimida de mulher casada. A sensualidade e a feminilidade são mascaradas pela solidez do papel social atribuído à mulher da época.

 

 

O narrador de Uns braços é Onisciente.

 

 

O conto Entre Santos, é uma narrativa, em primeira pessoa.

 

 

Em A Cartomante a história é narrada em terceira pessoa.

 

GABARITO

 

 

GABARITO DE RESPOSTAS

1

B

x

 

2

A

x

 

3

E

x

 

4

D

x

 

5

A

 

x

6

A

x

 

7

E

x

 

8

A

 

x

9

B

 

x

10

E

x

 

11

A

 

x

12

E

 

x

13

C

x

 

14

A

 

x

15

A

X

 

16

D

x

 

17

A

x

 

18

D

x

 

19

E

x

 

20

B

x

 

21

 

V

F

 

 

x

 

 

 

x

 

 

 

x

 

 

 

x

 

 

 

 

x

 

 

x

 

 

 

x

 

 

 

 

x

 

 

 

x

 

 

x

 

 

 

 

x

 

 

 

x

 

 

x

 

 

 

 

x

 

 

X

 

 

 

x

 

 

 

x

 

 

 

x

 

 

 

x

 

 

 

x